domingo, 21 de outubro de 2012
Competição da Catapulta - 2012
Neste sábado (20/10), ocorreu a competição da catapulta entre todos os primeiros anos do Ensino Médio. Nós do grupo 6 participamos mas infelizmente não conseguimos ser os campeões. Parabéns ao grupo 4 do 1ºD por ter ganho a competição. Gostariamos de dizer que apreciamos a ideia do trabalho, nos divertimos bastante e serviu muito bem de aprendizado a todos nós. Parabéns ao professor Maurício Ruv Lemes pela ótima iniciativa que já vem sido disputada há muitos anos.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
O que é energia?
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia termoelétrica, energia cinética, hidroeletricidade (energia hidrelétrica), energia solar, energia eólica, energia nuclear, etc. A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão.
Fonte: O que é energia?
Energia Termoelétrica
» O que é?
É a geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, seja por meio da queima de petróleo, carvão mineral, gás natural ou outros combustíveis. É utilizada, por exemplo, em satélites.
» Como é produzida?
Assim como na energia hidrelétrica, em que um gerador, impulsionado pela água, gira, transformando a energia potencial em energia elétrica, nas termelétricas a fonte de calor aquece uma caldeira com água gerando vapor d'água em alta pressão, e o vapor move as pás da turbina do gerador.
» A primeira usina termoelétrica no Brasil
A primeira termoelétrica no Brasil foi inaugurada em 1883, em Campos (RJ), com a potência de 52 kW.
» Vantagens das usinas termoelétricas
Soluciona três problemas de uma hidrelétrica: gasta bem menos em rede (fios), porque essas usinas podem ser construidas diretamente no local de consumo (Ex: no centro da cidade); pode-se queimar o lixo da cidade, evitando a super lotação dos lixões e não imunda cidades a beira-rio (como as hidrelétricas).
» Desvantagens das usinas termoelétricas
Polui muito o ar. É o tipo de usina que só perde para a nuclear em questão de poluimento (deveria ser a que polui mais porque polui em mais quantidade, porém o lixo radioativo é bem mais danificante a saúde), mas pode ser considerada a que mais polui.
» Resumo sobre as usinas termoelétricas
De modo geral as termoelétricas são horríveis, pois mesmo produzindo energia e economizando mais do que as outras usinas (menos para as renováveis: solar, eólica, etc.) polui muito o ar. Isso acelera ainda mais o aquecimento global. E um dado interessante: a raça humana será extinta de qualquer jeito, pois de todas as espécies já catalogadas por cientistas, 99% já estão extintas. É só uma questão de tempo para chegar a nossa hora. Mesmo que amenizem o aquecimento global (o que é muito difícil), o Sol irá se apagar por completo daqui a 50 bilhões de anos. Óbvio que até lá teremos tecnologia para sobrevivermos. Ou será que só os ricos terão?
Energia Cinética
» O que é?
Em física, a variação da energia cinética é a quantidade de trabalho a ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade (seja a partir do repouso - velocidade zero - ou a partir de uma velocidade inicial não-nula).
Para um objeto de massa m a uma velocidade v(t), a sua energia cinética é expressa na mecânica clássica como:
» Dedução da energia cinética
Da definição de energia cinética como trabalho para colocar um corpo em movimento, podemos obter a expressão geral dada acima para o cálculo da energia cinética:
Como o deslocamento em instante infinitesimal de tempo é ds=vdt, obtemos:
Cancelando o dt na expressão acima podemos escrever (para uma massa constante):
Exemplo: A energia cinética de uma pessoa de massa 50 kg movendo-se com a velocidade de 5 m/s é
ou seja, sua energia cinética é 625 joules.
Fonte: Energia Cinética
Hidroeletricidade (Energia Hidrelétrica)
» O que é?
Hidroeletricidade é a energia proveniente de usinas hidrelétricas que são usinas que usam a força da água para mover turbinas e gerar eletricidade. Obtida através do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, contida em uma represa elevada. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido.
» Como é o processo de obtenção?
Durante o processo de obtenção, antes de se tornar energia elétrica, esta energia deve ser convertida em energia cinética. O momento desta transformação acontece na passagem da água numa máquina hidráulica, denominada turbina hidráulica. A energia liberada pela passagem de certa quantidade de água move a turbina, que aciona um gerador elétrico. A queda d' água pode ser natural, como na Usina de Paulo Afonso, ou artificial, criada por uma barragem como na Usina Hidrelétrica de Tucuruí e na Usina Hidrelétrica de Itaipu. A queda também pode ser pequena, como no caso de uma usina maremotriz, que utiliza apenas o desnível das marés.
» Vantagens da hidroeletricidade
Não requer o uso de combustíveis para a produção de energia, pois converte a energia potencial gravitacional da água represada nas barragens através de turbinas diretamente para energia elétrica. O preço não varia. Por não depender de combustíveis, o preço é constante. Para produzir energia hidrelétrica, um país não precisa importar combustível. É uma energia não poluente e renovável, pois não queima nenhum tipo de combustível. A energia elétrica gerada não depende da queima de quaisquer tipos de gases e matérias de partículas, sem criar poluição do ar. A água das barragens pode ser utilizada para a irrigação de lavouras, melhorando a produtividade agrícola no decorrer do ano, além de prevenir inundações. Nas imediações da barragens a água do reservatório pode ainda ser utilizada para a criação de espaços públicos de lazer e de prática de esportes.
» Desvantagens da hidroeletricidade
Em alguns casos ocorre a inundação de grandes áreas, contribuindo para o aumento do efeito estufa, já que árvores submersas podem produzir gases tóxicos, e o deslocamento de populações. A construção das grandes usinas pode ainda tornar-se cara e demorada. Para evitar o problema do impacto ambiental, o Conselho Nacional do Meio Ambiente criou a resolução nº 347, de 10 de setembro de 2004, que obriga as construções de usinas hidrelétricas a terem uma compensação ecológica.
Fonte: Hidroeletricidade
Fonte: O que é hidroeletricidade?
Energia Solar
» O que é?
A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou energia térmica. A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.
» Como a utilizamos?
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.
» A energia do Sol
A Terra recebe 174 petawatts de radiação solar na zona superior da atmosfera. Dessa radiação, cerca de 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres. O espectro da luz solar na superfície da Terra é mais difundida em toda a gama visível e infravermelho e uma pequena gama de radiação ultravioleta. A superfície terrestre, os oceanos e atmosfera absorvem a radiação solar, e isso aumenta sua temperatura. O ar quente que contém a água evaporada dos oceanos sobe, provocando a circulação e convecção atmosférica. Quando o ar atinge uma altitude elevada, onde a temperatura é baixa, o vapor de água condensa-se, formando nuvens, que posteriormente provocam precipitação sobre a superfície da Terra, completando o ciclo da água. O calor latente de condensação de água aumenta a convecção, produzindo fenómenos atmosféricos, como o vento, ciclones e anti-ciclones. O total de energia solar absorvida pela atmosfera terrestre, oceanos e as massas de terra é de aproximadamente 3.850.000 exajoules (EJ) por ano. A energia solar pode ser aproveitado em diferentes níveis em todo o mundo. Consoante a localização geográfica, quanto mais perto do equador, mais energia solar pode ser potencialmente captada. As áreas de deserto, onde as nuvens são baixas e estão localizadas em latitudes próximas ao equador são mais favoráveis à captação energia solar.Os desertos que se encontram relativamente perto de zonas de maior consumo em países desenvolvidos têm a sofisticação técnica necessária para a captura de energia solar. Realizações cada vez mais importantes como o Deserto de Mojave (Califórnia), onde existe uma planta termosolar com uma capacidade total de 354 MW.
» Tipos de energia solar
Energia térmica e energia fotovoltaica.
A térmica, baseia-se em aproveitar o sol da energia para produzir calor que pode ser usado para produzir água quente para uso doméstico, o aquecimento ou a produção de energia e mecânica a partir dele, a electricidade. Também pode ser usado para fazer funcionar uma máquina de refrigeração que utiliza absorção de calor, em vez de electricidade para produzir frio, o que pode condicionar o ar das instalações.
Já a energia fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. O efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel, em 1839, é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental do processo de conversão.
» Vantagens da energia solar
A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
» Desvantagens da energia solar
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.
Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e altas (Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).
Fonte: Energia Solar
Fonte: Energia Térmica e Energia Fotovoltaica
Energia Eólica
» O que é?
A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
» História da energia eólica
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.
» Como a energia eólica se transforma em energia elétrica?
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores (grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento). Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica. A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado.
» Vantagens da energia eólica
A produção de energia elétrica através de energia eólica tem várias vantagens das quais podemos ressaltar as principais:
É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.
Os parques eólicos são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aerogeradores têm dezenas de metros de altura.
O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo.
Em 2011 na União européia ela já representa 6,3% da matriz energética, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia elétrica.
Finalmente, com a tendência de redução nos custos de produção de energia eólica, e com o aumento da escala de produção, deve se tornar uma das fontes de energia mais barata.
» Desvantagens da energia eólica
Apesar de todos os pontos positivos, é preciso tomar cuidado antes de apostar na energia eólica. Se não forem feitos os estudos de mapeamento, medição e previsão dos ventos, ela não é uma fonte confiável. Não há muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil, e eles costumam serem aproveitáveis somente durante parte do ano.
Além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. Também podem interferir na rota migratória de pássaros, e os aerogeradores interferem na paisagem do local. E todo o equipamento é caro, o que pode inviabilizar a criação de parques eólicos.
Fonte: Energia Eólica
Energia Nuclear
» O que é?
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.
» Em que se baseia?
Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa, segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
» Quem a descobriu?
Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
» Qual sua finalidade?
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
» Tipos de Reatores
Existem reatores de fissão e reatores de fusão. De fissão podem ser reatores de água leve, reatores de água pesada, reator de rápido enriquecimento ou "reatores incubadores" e outros, dependendo da substância moderador usada. Um reator de rápido enriquecimento gera mais material físsil (combustível) do que consome. A primeira reação em cadeia foi realizada num reator de grafite. O reator que levou o acidente nuclear de Chernobyl também era de grafite. A maioria dos reatores em uso para geração de energia elétrica no mundo são do tipo água leve. Já o emprego pacífico ou civil da energia de fusão está em fase experimental, existindo incertezas quanto a sua viabilidade técnica e econômica. O processo baseia-se em aquecer suficientemente núcleos de deutério até obter-se o estado plasmático. Nesse estado, os átomos de hidrogênio se desagregam permitindo que ao se chocarem ocorra entre eles uma fusão produzindo átomos de hélio. A diferença energética entre dois núcleos de deutério e um de hélio será emitida na forma de energia que manterá o estado plasmático com sobra de grande quantidade de energia útil.
» Bomba Atômica
As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear descontrolada e portanto explosiva. A eficácia da bomba atômica baseia-se na grande quantidade de energia liberada e em sua toxicidade, que apresenta duas formas: radiação e substâncias emitidas (produtos finais da reação e materiais que foram expostos à radiação), ambas radioativas. A força da explosão é de 5 mil até 20 milhões de vezes maior, se comparada a explosivos químicos. A temperatura gerada em uma explosão termonuclear atinge de 10 até 15 milhões de graus Celsius no centro da explosão.
» Vantagens da energia nuclear
Não contribui para o efeito de estufa (principal vantagem); não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.; não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos); pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; grande disponibilidade de combustível; é a fonte mais concentrada de geração de energia; a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta; a tecnologia do processo é bastante conhecida; o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas e não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.
» Desvantagens da energia nuclear
» Vantagens da energia nuclear
Não contribui para o efeito de estufa (principal vantagem); não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.; não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos); pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; grande disponibilidade de combustível; é a fonte mais concentrada de geração de energia; a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta; a tecnologia do processo é bastante conhecida; o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas e não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.
» Desvantagens da energia nuclear
Necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos; necessidade de isolar a central após o seu encerramento; mais cara quando comparada às demais fontes de energia; os resíduos produzidos emitem radioatividade durante muitos anos; dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança; pode interferir com ecossistemas e há um grande risco de acidente na central nuclear.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Catapulta
Referência - Catapulta
Catapultas são mecanismos de cerco que utilizam uma espécie de braço para lançar um objeto (pedras e outros) a uma grande distância, evitando assim possíveis obstáculos como muralhas e fossos. Fora criado possivelmente pelos gregos, durante o reinado de Dionísio I, como arma de guerra. Originalmente, a palavra catapulta referia-se a um lançador de pedras, enquanto balista referia-se a um lançador de dardos, porém, através dos anos, os dois termos trocaram de significados. Catapultas eram usualmente montadas no lugar do cerco, e um exército carregava algumas ou nenhuma de suas peças consigo porque madeira era bastante disponível no lugar.
» Tipos de Catapultas
Catapultas podem ser classificadas de acordo com o conceito físico usado para guardar e liberar a energia requerida para arremessar. As primeiras catapultas eram de tensão, desenvolvidas no início do século IV a.C.na Grécia. Um membro sob tensão propele o braço lançador, muito parecido com uma besta gigante. Subsequentemente, catapultas de torção foram desenvolvidas, como a manganela, o onagro e a balista, a mais sofisticada catapulta. As duas primeiras têm um braço com uma estrutura-suporte para o projétil. A parte de baixo do braço lançador é inserida em cordas ou fibras que são torcidas, fornecendo a força para propelir o braço. Essas catapultas se diferenciam pelo fato de o onagro ter uma prolongação de sua haste. A balista, que embora sendo mais complexa, foi inventada primeiro, possuí dois braços que torcem duas molas paralelas e impulsionam um único projétil que fica sobre uma barra direcional entre as molas, toda a maquina se apoia sobre um eixo universal para flexibilizar a mira. Finalmente, o último tipo de catapulta é o trabuco, que usa gravidade ao invés de tensão ou torção para propelir o braço lançador. Um contrapeso caindo puxa para baixo a parte inferior do braço e o projétil é arremessado de um balde preso a uma corda pendurada no topo do braço, essencialmente como um estilingue preso a uma gangorra gigante. O contrapeso é muito mais pesado do que o projétil.
» História da Catapulta
As catapultas foram completamente desenvolvidas em tempos romanos e medievais, com o trabuco sendo introduzido um pouco antes do aparecimento da pólvora e do canhão, o que tornou a catapulta obsoleta. Na Europa, as primeiras catapultas apareceram em épocas gregas tardias, inicialmente adotadas por Dionísio de Siracusa e Onomarchus da Fócida. Ela foi inventada para ser usada como artilharia no campo de batalha ou durante cercos. Alexandre, o Grande introduziu a ideia de usá-las para promover cobertura no campo de batalha em conjunto ao seu uso durante cercos. Durante épocas medievais, catapultas e mecanismos de cerco relacionados eram as primeiras armas usadas para guerra biológica. As carcaças de animais doentes e daqueles que morreram da peste negra ou de outras doenças eram carregadas como munição e então arremessadas contra as paredes dos castelos para infectar aqueles trancados dentro. Durante a guerra de trincheiras da Primeira Guerra Mundial, catapultas menores eram usadas para lançar granadas de mão sobre a terra de ninguém até as trincheiras inimigas.
Abertura do trabalho "Catapulta"
Nesse trimestre, iremos fazer o trabalho baseado na criação de uma catapulta. Gostamos bastante de fazer o carrinho de bexiga e o aeromodelo. Vamos trabalhar bastante para ter um bom resultado nesse projeto. Desejamos boa sorte a todos os grupos do primeiro ano, fecharemos o ano com esse íncrivel projeto. Gostariamos de parabenizar o Prof. Maurício Ruv Lemes por outra ótima iniciativa.
Novo integrante + metas para o último trimestre
Neste 3º trimestre, ocorreu mais uma mudança no grupo. Temos um novo integrante, Matheus Oliveira (Nº 41). Gostariamos de desejar boas vindas e esperamos ter bons resultados vindo de todos os membros do grupo nesse último trimestre.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Mini Relatório - Aeromodelo
1º Teste
O avião foi lançado de forma incorreta,
com os estabilizadores posicionados de forma que o avião fosse para baixo,
atingindo o tempo de 3.74s.
2º Teste
Nosso estabilizador finalmente foi
arrumado de maneira correta, o aeromodelo andou fazendo algumas manobras, pos isso colidiu
com um obstáculo, perdendo o voo. Atingiu o tempo de 4.25s.3º Teste
* Faremos mais testes durante o período de férias, em locais apropriados (De 01/07 a 31/07).
- Conceitos Físicos
1º Temos um Movimento Uniformemente Variado (MUV) do modelo.
2º As 4 forças básicas presentes em um voo: Sustentação, Arrasto, Tração e Peso.
3º Altura e tempo, necessárias para o cálculo do lançamento vertical.
4º Aplicação de fórmulas aprendidas em sala de aula
5º Noção básica de Cinemática e Dinâmica
- Funções de cada integrante nesta competição
João Pedro Righeti n:21 : Organizar o blog.
Thiago e Carlos n:11 e 38: Testes e relatório.
- Problemas e Soluções
1º Problema
O elástico era muito fino e por isso não deu pra dar muitas voltas
Solução : Comprar um elástico mais grosso e dar mais voltas.
2º Problema
Lançamos o modelo em lugar pequeno, ele acabava batendo nos locais.
Solução : Lançamos o modelo em um campo.
-Conclusão
O nosso grupo aprendeu muito com as competições, principalmente
do avião de papel pelo fato de não participarmos da competição do aeromodelo,
que qualquer ajuste que fizermos no avião pode ter um resultado diferente em
cada vôos
As competições de avião de papel foram às principais, mesmo
nosso grupo não tendo o um resultado bom no de tempo, nos ajudou de como teríamos
que fazer com o aeromodelo para ficar mais tempo no ar. Enfim conseguirmos
aprender muito que cada detalhe feito no avião pode ocorre resultados
diferentes ao lançar
sábado, 18 de agosto de 2012
Justificativa sobre a não participação no evento do Aeromodelo
Não participamos da competição pois o responsável pelo avião não foi no dia marcado. Mais as fotos postadas são provas de que pelo menos alguns integrantes dos grupos compraram, montaram e correram atrás do projeto.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
RELATÓRIO REFEITO
http://www.youtube.com/watch?v=Su88pPs5Qu8
Questão 1
Quais o materiais utilizados para a construção do
avião de papel ?
avião de papel ?
Uma folha de sulfite tamanho A4
Questão 2
Como proceder para construir um avião de papel
para a categoria distância?
A varias maneiras de fazer um avião de papel de distancia , para o avião obter uma boa velocidade em distância ele deve ser mais triangular
para a categoria distância?
A varias maneiras de fazer um avião de papel de distancia , para o avião obter uma boa velocidade em distância ele deve ser mais triangular
Embaixo temos o link da construção de um avião de distancia passo a passo:
http://www.youtube.com/watch?v=iON1urz-l3E
Questão 3
Como proceder para construir um avião de papel
para a categoria tempo de vôo?
para a categoria tempo de vôo?
Já para o avio de tempo de vôo o avião tem que ter as asas maiores para quando ele caior , ele porder planar e ficar mais tempo no ar
Abaixo temos um link de um avião de tempo , passo passo:
http://www.youtube.com/watch?v=Su88pPs5Qu8
Questão 4
Como proceder para lançar um avião para distância?
Como proceder para lançar um avião para tempo de voo?
R: O avião para distância deve ser jogado no senitdo diagonal num ângulo de mais ou menos de 45°. Já o avião de tempo tem que ser lançado para cima pois quando ele descesse ele iria planar por causa de sua asas no ângulo de 90°
Questão 5
Cite diferenças entre os dois modelos anteriores?
R: O avião de distancia tem que ser um avião que sempre voe em linha reta. Já o avião de tempo tem que ser leve para ele poder planar e suas asas poder segurar o ar
R: O avião de distancia tem que ser um avião que sempre voe em linha reta. Já o avião de tempo tem que ser leve para ele poder planar e suas asas poder segurar o ar
Questão 6
Qual a maior distância atingida pelo grupo até o momento?
Qual o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento? A maior distancia atingida pelo grupo foi 10,4m , e o maior tempo feito pelo grupo 4.69s
Qual o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento? A maior distancia atingida pelo grupo foi 10,4m , e o maior tempo feito pelo grupo 4.69s
Questão 7
Se a maior distância fosse realizada no maior tempo atingido
(item anterior) qual seria a velocidade média do seu avião?
2,21m/s
(item anterior) qual seria a velocidade média do seu avião?
2,21m/s
Questão 8
Quem foi o inventor dos aviões de papel? Faça uma breve
descrição dele.
descrição dele.
A origem dos aviões de papel é normalmente atribuída à China Antiga, embora haja evidência de que foi concomitantemente aperfeiçoado e desenvolvido no Japão onde é conhecido como 紙飛行機 (kami hikōki; kami=papel, hikōki=avião).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o_de_papel
Questão 9
A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à busca permanente e determinada da plena satisfação de seus clientes.
Com mais de 35 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Empresa já produziu cerca de 3.600 aviões, que hoje operam em 58 países, nos cinco continentes. A Embraer tem uma base global de clientes e importantes parceiros de renome mundial, o que resulta em uma significativa participação no mercado.
A Embraer foi a maior exportadora brasileira entre os anos de 1999 e 2001, e foi a segunda maior empresa exportadora nos anos de 2002, 2003 e 2004. Atualmente sua força de trabalho totaliza mais de 18.000 empregados, 85,5% baseados no Brasil e contribui para a geração de mais de 3.000 empregos indiretos.Referencia: http://www.via6.com/empresa/54703/embraer
Com mais de 35 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Empresa já produziu cerca de 3.600 aviões, que hoje operam em 58 países, nos cinco continentes. A Embraer tem uma base global de clientes e importantes parceiros de renome mundial, o que resulta em uma significativa participação no mercado.
A Embraer foi a maior exportadora brasileira entre os anos de 1999 e 2001, e foi a segunda maior empresa exportadora nos anos de 2002, 2003 e 2004. Atualmente sua força de trabalho totaliza mais de 18.000 empregados, 85,5% baseados no Brasil e contribui para a geração de mais de 3.000 empregos indiretos.Referencia: http://www.via6.com/empresa/54703/embraer
Projetos:O "AX" representava o conceito operacional MFT/LF, ou Caça Treinador Moderno / Caça Leve (Modern Fighter Trainer / Light Fighter).
O MFT/LF seria o caça que supriria as nossas necessidades durante a transição dos Mirage-III e F-5BR para o que teria sido escolhido no F-X original, e que teria nos capacitado a desenvolver os nossos caças de 4ª Geração.
Em setembro de 2008, foi noticiado que a Embraer estaria avaliando a produção da plataforma ERJ-145 em sua fábrica na China, em uma versão turboélice. A idéia é dispor de uma aeronave mais econômica em tempos de permanente crise nas cotações do petróleo.
Questão 10
Faça uma conclusão para este relatório
(seu projeto de avião de papel).
(seu projeto de avião de papel).
-O avião de papel , tinha como objetivo , além da competição feita em sala de aula , explicar as funções de tempo , distancia , velocidade (queda livre , lançamento vertical). E com isso estamos aprendendo muito sobre física, cálculos sobre distância, tempo, velocidade média, etc.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
PROBLEMAS E SOLUÇÕES REALIZADOS NO MOQUITO
- DEFEITOS : AVIÃO ESTÁ FAZENDO MANOBRAS NO AR (DANDO PIRUETAS , VOLTAS , E AS VEZES INDO COM O BICO NO CHÃO.) ; O ELÁSTICO ESTOURO ;
- SOLUÇÕES : ARRUMAR AS ASAS DO AVIÃO (DOBRA-LÁ MAIS , INDIREITÁ-LA.) ; COMPRAR NOVOS ELÁSTICOS E MAIS RESISTENTES ;
*Por enquanto esses foram os defeitos e soluções do nosso avião !
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Questão de Laboratório 5
A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
R-A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
R-A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
Faça uma conclusão para este relatório(seu projeto de avião de papel).
R-O avião de papel , tinha como objetivo , além da competição feita em sala de aula , explicar as funções de tempo , distancia , velocidade (queda livre , lançamento vertical). Usamos folhas de sulfite para construir os aviões (planador e distancia).
Questão de Laboratório 4
Quem foi o inventor dos aviões de papel? Faça uma breve
descrição dele.
R- Os inventores do avião de papel foram os ermãos Wright. Os Irmãos Wright, Orville Wright (Dayton, 19 de Agosto de 1871 — Dayton, 30 de Janeiro de 1948) e Wilbur Wright (Millville, 16 de Abril de 1867 — Dayton, 30 de Maio de 1912).
A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
R- A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, com mais de 35 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Empresa detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros, sendo líder de mercado no segmento de 70 a 122 assentos.
descrição dele.
R- Os inventores do avião de papel foram os ermãos Wright. Os Irmãos Wright, Orville Wright (Dayton, 19 de Agosto de 1871 — Dayton, 30 de Janeiro de 1948) e Wilbur Wright (Millville, 16 de Abril de 1867 — Dayton, 30 de Maio de 1912).
A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um
orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e
cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.
R- A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, com mais de 35 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Empresa detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros, sendo líder de mercado no segmento de 70 a 122 assentos.
Projeto simbólico da Embraer, que ainda hoje resta esquecido no tempo. , o "AX" , representava o conceito operacional MFT/LF, ou Caça Treinador Moderno / Caça Leve (Modern Fighter Trainer / Light Fighter).
O MFT/LF seria o caça que supriria as nossas necessidades durante a transição dos Mirage-III e F-5BR para o que teria sido escolhido no F-X original, e que teria nos capacitado a desenvolver os nossos caças de 4ª Geração.
o KC-390 - cargueiro para concorrer com o C-130, foi o primeiro projeto confirmado pela companhia, meses depois de aqui listado no DEFESA BR, embora com óbvias diferenças, pois era tudo mera suposição.
Questão de Laboratório 3
Cite diferenças entre os dois modelos anteriores?
R-O avião planador tinha como objetivo ficar mais tempo no ar e o avião de distancia tinha como objetivo conseguir a maior distancia , assim com esses objetivos alcançados ,fazer o maior tempo/distância na competição realizada em aula.
Qual a maior distância atingida pelo grupo até o momento?
Qual o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento?
R- A maior distancia atingida pelo grupo foi 10,4 , e o maior tempo feito pelo grupo 4.69
R-O avião planador tinha como objetivo ficar mais tempo no ar e o avião de distancia tinha como objetivo conseguir a maior distancia , assim com esses objetivos alcançados ,fazer o maior tempo/distância na competição realizada em aula.
Qual a maior distância atingida pelo grupo até o momento?
Qual o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento?
R- A maior distancia atingida pelo grupo foi 10,4 , e o maior tempo feito pelo grupo 4.69
Questão de Laboratório 2
Como proceder para construir um avião de papel
para a categoria tempo de vôo?
R- Os aviões de papel devem ser construídos apenas a partir de uma folha de papel com os seguintes formatos: tamanho A4 (297x210mm), com não mais de 100 gramas. As folhas devem ser modificadas apenas através de dobras. Não é permitido rasgar, colar, cortar ou grampear!
Como proceder para lançar um avião para distância?
Como proceder para lançar um avião para tempo de vôo?
R-O planador deve ser lançado por apenas uma pessoa, devidamente posicionada atrás de uma linha pintada no chão. Pisar na linha ou em qualquer outro ponto além da área de lançamento invalidará a tentativa. O competidor pode ultrapassar após o avião tocar o solo ou qualquer outro objeto. O planador deve ser lançado por apenas uma pessoa, devidamente posicionada atrás de uma linha pintada no chão. O participante precisa estar com os dois pés no chão durante o lançamento
para a categoria tempo de vôo?
R- Os aviões de papel devem ser construídos apenas a partir de uma folha de papel com os seguintes formatos: tamanho A4 (297x210mm), com não mais de 100 gramas. As folhas devem ser modificadas apenas através de dobras. Não é permitido rasgar, colar, cortar ou grampear!
Como proceder para lançar um avião para distância?
Como proceder para lançar um avião para tempo de vôo?
R-O planador deve ser lançado por apenas uma pessoa, devidamente posicionada atrás de uma linha pintada no chão. Pisar na linha ou em qualquer outro ponto além da área de lançamento invalidará a tentativa. O competidor pode ultrapassar após o avião tocar o solo ou qualquer outro objeto. O planador deve ser lançado por apenas uma pessoa, devidamente posicionada atrás de uma linha pintada no chão. O participante precisa estar com os dois pés no chão durante o lançamento
Questão de Laboratório 1
1- Quais o materiais utilizados para a construção do
avião de papel ?
R- Feito, em geral, de uma única folha de papel e algumas dobrar para o melhor uso do avião.
2- Como proceder para construir um avião de papel
para a categoria distanciar ?
R-Dobre o papel ao meio, depois abra a folha, dobre novamente as abas da folha , dobre as abas de novo , feche ao meio o avião e depois dobre as asas ate ficar proporcional seu tamanho .
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Como pedido no trabalho realizado pelo grupo no laboratório , estamos postando abaixo , três links de sites com o seguinte objetivo : "Como construir aviões de papel ?"
http://www.putsgrilo.com/curiosidades/avioes-de-papel-como-fazer-12-tipos-diferentes/
http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel
http://www.pokkaviadage.com/2011/05/como-fazer-o-melhor-aviao-de-papel-de.html
http://www.putsgrilo.com/curiosidades/avioes-de-papel-como-fazer-12-tipos-diferentes/
http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel
http://www.pokkaviadage.com/2011/05/como-fazer-o-melhor-aviao-de-papel-de.html
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Neste 2º Trimestre estamos com um novo integrante no grupo , e um dos nossos antigos integrantes saiu do grupo ! Quem entrou foi o Gabriel Gobbo , Numero 14 do 1ºA e quem saiu foi o Thiago Santos Numero 37.
Nosso novo projeto é o "Planador" que é um avião. Vamos ter que fazer o mesmo voar , uma certa distancia , a maior possível , para que nosso grupo ganhe a competição.
Bibliografias pedidas pelo Professor Maurício feita em sala de aula :
Santos Dumont : Santos Dumont nasceu dia 20 de julho do ano de 1873 em João Aires, município de Palmira em Minas Gerais. Em Ribeirão Preto iniciou seus primeiros estudos, mais tarde matriculou-se no culto a ciências, de Campinas; depois matriculou-se no Colégio Montzon de São Paulo.
Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos, seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica; sua primeira invenção foi o balão de nome “Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Dustche, com o seu balão número 6, no dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do ano de 1906 ele conseguiu a taça de campeão Archdeacan. Essas experiências foram feitas no ano de 1906.
Com o aparelho “14 BIS” ele conseguiu uma altura de 5 metros e uma velocidade de 40 km/h, voou uma distância de 220 metros; no ano de 1928 Santos Dumont voltou para o Brasil e foi recebido com muito amor e carinho, tinham preparado uma grande festa para Santos Dumont. Mas o aviso que tinha seu nome e tinha a bordo os cientistas, sofreu um acidente e todos morreram; entâo Santos Dumont cancelou as festividades, e isto abalou sua saúde; e passou a morar em Santos - São Paulo. Morreu no dia 23 de julho do ano de 1932. Escreveu dois livros: “Dans-Lair (É o que vi) e O Que nós Veremos”. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras. Seu nome é: Alberto Santos Dumont.
Irmãos Wright : Os Irmãos Wright, Orville Wright (Dayton, 19 de Agosto de 1871 — Dayton, 30 de Janeiro de 1948) e Wilbur Wright (Millville, 16 de Abril de 1867 — Dayton, 30 de Maio de 1912).
Apesar do reconhecimento, há polêmicas quanto a ser o vôo do Flyer 1, o primeiro controlado, mas diferente de outros engenhos anteriores ao Flyer 1, que também foram controlados, não houve auxilio mecânico na decolagem. A aeronave não se elevou ao ar por meios próprios, mas catapultado mecanicamente, i.é, com auxílio de equipamento de lançamento. O mesmo vôo foi efetuado em condições de limitação do percurso, com a distância de vôo só alcançada em conformidade com a potência de lançamento da máquina auxiliar. O vôo ocorreu com a presença de testemunhas , como o presidente do banco da cidade e alguns funcionarios públicos, caracterizando portanto um evento com credibilidade pública, quase semelhante ao vôo do 14-Bis de Santos Dumont, em que especialistas, jornalistas e milhares de pessoas presenciaram o fato.O vôo do Flyer 1 é reconhecido na maioria dos países do mundo e pela Fédération Aéronautique Internationale como o primeiro de um aparelho voador controlado, "mais pesado que o ar".
Um aparelho voador mais pesado que o ar foi inventado pelo francês Clément Ader em 1890. No entanto, não permitia controlar a direcção do vôo.
Era uma época em que vários inventores de diversos países estavam tentando criar a primeira aeronave mais pesada do que o ar capaz de voar com sucesso. Os Irmãos Wright não queriam derramar informações ao seu principal rival Samuel Pierpont Langley, o então secretário do Instituto Smithsonian.
Eles cresceram em Dayton, Ohio, onde abriram em 1882 uma companhia de manutenção, design e fabricação de bicicletas (a Wright Cycle Company), operando a companhia até 1909.
Assinar:
Postagens (Atom)