» O que é?
É a geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, seja por meio da queima de petróleo, carvão mineral, gás natural ou outros combustíveis. É utilizada, por exemplo, em satélites.
» Como é produzida?
Assim como na energia hidrelétrica, em que um gerador, impulsionado pela água, gira, transformando a energia potencial em energia elétrica, nas termelétricas a fonte de calor aquece uma caldeira com água gerando vapor d'água em alta pressão, e o vapor move as pás da turbina do gerador.
» A primeira usina termoelétrica no Brasil
A primeira termoelétrica no Brasil foi inaugurada em 1883, em Campos (RJ), com a potência de 52 kW.
» Vantagens das usinas termoelétricas
Soluciona três problemas de uma hidrelétrica: gasta bem menos em rede (fios), porque essas usinas podem ser construidas diretamente no local de consumo (Ex: no centro da cidade); pode-se queimar o lixo da cidade, evitando a super lotação dos lixões e não imunda cidades a beira-rio (como as hidrelétricas).
» Desvantagens das usinas termoelétricas
Polui muito o ar. É o tipo de usina que só perde para a nuclear em questão de poluimento (deveria ser a que polui mais porque polui em mais quantidade, porém o lixo radioativo é bem mais danificante a saúde), mas pode ser considerada a que mais polui.
» Resumo sobre as usinas termoelétricas
De modo geral as termoelétricas são horríveis, pois mesmo produzindo energia e economizando mais do que as outras usinas (menos para as renováveis: solar, eólica, etc.) polui muito o ar. Isso acelera ainda mais o aquecimento global. E um dado interessante: a raça humana será extinta de qualquer jeito, pois de todas as espécies já catalogadas por cientistas, 99% já estão extintas. É só uma questão de tempo para chegar a nossa hora. Mesmo que amenizem o aquecimento global (o que é muito difícil), o Sol irá se apagar por completo daqui a 50 bilhões de anos. Óbvio que até lá teremos tecnologia para sobrevivermos. Ou será que só os ricos terão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário